Licenciatura em Ciências Biológicas

Formar docentes com apurado domínio teórico, prático e técnico para atuar no ensino formal, em instituições públicas ou privadas.
Privilegiar a formação de docentes dotados de aguçada criticidade, aptos a atuar como agentes de transformação social, visando à construção de uma sociedade mais humana, inclusiva e igualitária.
Formar docentes detentores de uma ampla compreensão acerca do fenômeno educacional, levando em consideração as inter-relações entre o aprendente, a sociedade e as instituições educativas.
Legar à sociedade um profissional com rigoroso senso ético e moral, que acredita na honestidade e na idoneidade como parâmetros imprescindíveis para o advento de uma sociedade mais digna e livre.
 
Perfil do Egresso

A Licenciatura em Ciências Biológicas, na modalidade a distância pela EaD/UFGD habilita profissionais para atuarem como professores nas redes pública e particular, no ensino fundamental (ciclo II – 6º ao 9º ano), ensino médio e superior. Os futuros professores de Biologia deverão estar qualificados para participarem de atividades pedagógicas, como na elaboração do projeto pedagógico; no planejamento de atividades que contemplem a efetivação do processo ensinoaprendizagem que inter-relacionem o ensino e a pesquisa e na elaboração de projetos didáticopedagógicos para melhorar o desempenho dos educandos. Além disso, na elaboração, coordenação, proposição e avaliação de projetos de pesquisas e às práticas pedagógicas interdisciplinares na escola, o professor de Biologia terá uma formação ampla e sólida, com adequada fundamentação teórico – prática que inclua o conhecimento do padrão da diversidade dos seres vivos, da sua organização em diferentes níveis, das suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o ambiente em que vivem, buscando a melhoria da qualidade de vida humana e a preservação da biodiversidade; comprometido com os resultados da sua atuação, pautando sua conduta profissional com por critérios humanísticos, rigor científico e referenciais éticos legais, em instituições educativas, de educação formal e não formal, tanto no âmbito do ensino, como professor da educação básica, quanto em outras dimensões do trabalho educacional. Mais informações no Projeto Pedagógico do Curso do curso.

 

O curso é gratuito e ofertado por meio do programa da Universidade Aberta do Brasil e tem caráter temporário. As aulas são online e os encontros presenciais acontecem de acordo com o calendário acadêmico.

 

Para acessar o Projeto Pedagógico do CursoClique aqui.

Perguntas frequentes:  clique aqui.

Coordenador do curso: Profª. Dra. Jaqueline Ferreira Campos

Email: ead.cbiologica@ufgd.edu.br