Licenciaturas: UFGD abre 40 bolsas para Programa de Iniciação à Docência

A Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD está com Edital aberto para seleção de bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID para várias Licenciaturas. Serão concedidas 40 bolsas entre os alunos dos subprojetos de Letras Libras – EAD, Informática – EAD, Matemática, Química, Letras-Português, Artes Cênicas/Teatro, Geografia, História e Pedagogia. Além disso, mais 10 vagas ficarão no Cadastro Reserva para todos os subprojetos. A bolsa é pessoal e o valor mensal, no exercício 2014, é de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Notícia original postada em: http://www.ufgd.edu.br/noticias/capes-lanca-nova-plataforma-de-informacoes-1

As inscrições ocorrerão de 31 de março e 04 de abril e deverão ser feitas presencialmente nas respectivas Unidades Acadêmicas das Licenciaturas envolvidas (ver quadro abaixo). No caso dos subprojetos dos cursos da Educação a Distância – EAD (Informática e Letras-Libras/EAD/UAB), as inscrições serão enviadas, com a respectiva documentação, para os e-mails dos coordenadores de áreas disponíveis no quadro.

As inscrições serão recebidas no horário de funcionamento do curso. No caso dos cursos EAD, serão recebidas via e-mail até às 23h59min do dia 04 de abril, e os coordenadores de áreas acusarão o recebimento das mesmas respondendo ao e-mail do candidato. Poderão participar como candidatos, exclusivamente, acadêmicos dos cursos envolvidos.

Os documentos para efetivar a inscrição são os abaixo relacionados, com anexos que podem ser encontrados no Edital de seleção:

a)      formulário da ficha de inscrição, preenchido e assinado (Anexo 1);

b)      termo de compromisso do acadêmico no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFGD) (Anexo 2);

c)      histórico escolar do acadêmico, atualizado;

d)      cópia do CPF (não será aceito CPF dos pais); e

e)      cópia de documento de identidade com foto.

O formulário e o termo de compromisso do acadêmico deverão ser entregues juntamente com os documentos exigidos no ato da inscrição na respectiva Unidade Acadêmica. A documentação, de responsabilidade do candidato, deverá ser entregue em um envelope lacrado e a falta dos mesmos acarretará o indeferimento da inscrição.

São condições para participar do Programa:

– ser brasileiro ou possuir visto permanente no país;

– estar regularmente matriculado em curso de licenciatura nas áreas abrangidas pelo PIBID/CAPES;

– estar em dia com as obrigações eleitorais, comprovada mediante a apresentação do comprovante de votação da última eleição ou da declaração de quitação do TRE;

– cópia do comprovante bancário (cópia do extrato bancário ou folha de cheque) de conta corrente, não sendo permitido conta corrente conjunta, conta fácil ou conta poupança. A CAPES recomenda que os bolsistas abram conta no Banco do Brasil, pois há uma diversidade de contas cuja natureza especial dificulta o pagamento da bolsa, por exemplo, conta fácil da Caixa Econômica Federal;

– estar apto a iniciar as atividades após a confirmação, pela coordenação institucional do PIBID/UFGD, da inclusão do bolsista no sistema CAPES;

– assinar Termo de Compromisso (Anexo 3) em que declare dispor de 32 (trinta) horas mensais para dedicar-se às atividades referentes ao desenvolvimento do plano de trabalho apresentado.

São exigências de participação:

– dedicação, no período de vigência da bolsa, exclusivamente às atividades do PIBID, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares;

– coeficiente de rendimento acadêmico compatível com os objetivos do PIBID, não podendo apresentar baixo rendimento de acordo com as concepções que regem o curso de licenciatura em que está matriculado;

– que não tenha vínculo empregatício ou possua outra bolsa de qualquer natureza, com exceção de Auxílio Alimentação e Bolsa Permanência;

– relatórios mensais de frequência e atividades destinados ao Coordenador de Área no último dia útil do mês de desenvolvimento das atividades;

– apresentação de trabalho desenvolvido e seus resultados em eventos acadêmicos e/ou trabalho monográfico.

A seleção dos candidatos será realizada no dia 07 de abril de 2014 e constará de análise da carta de motivação, do desempenho acadêmico e, em caso de empate, de entrevista. A carta de motivação deverá ser preenchida, em formulário próprio, no dia da seleção.

VEJA O QUADRO DOS COORDENADORES POR CURSO ENVOLVIDO

Profa. Janete de Melo Nantes (janetenantes@gmail.com)Profa. Juliana Maria da Silva Lima (julianamslima@gmail.com) Letras / LIBRAS – EAD
Prof. Adailton José Alves da Cruz (adailtoncruz@ufgd.edu.br)Prof. Ednei Nunes de Oliveira (edneioliveira@ufgd.edu.br) Informática – EAD
Profa. Alessandra Querino da SilvaProf. Irio Valdir Kichow Matemática