Aprovação de Acadêmica em Banca de TCC

Na última terça-feira (16/04) a acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática, Polliana Gottardi fez a defesa de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em banca composta por: Prof.ª Dra. Elizabeth Matos Rocha (orientadora), Prof.ª Msc. Renata Viviane Raffa Rodrigues e Prof. Dr. Sergio Rodrigues. O titulo de seu trabalho foi “A formação do professor de Matemática para uso do computador nas aulas na cidade de Dourados (MS)”. O trabalho foi aprovado com diversos elogios, e a Equipe da EaD da UFGD parabeniza a acadêmica pela aprovação e pelo trabalho desenvolvido.
Logo abaixo, segue um breve resumo do que foi abordado no referido trabalho:

Resumo: A elaboração deste trabalho é fruto de duas propostas do Programa de Bolsas de Licenciatura (PROLICEN) iniciado no ano de 2010, uma centra-se na investigação do estado da arte da Informática Educativa em termos de Brasil, estado de Mato Grosso do Sul, mas, principalmente na cidade de Dourados, bem como na busca de soluções para questionamentos significativos que correspondem a não utilização do Laboratório de Informática Educativa (LIE) por parte dos professores de Matemática; a outra propôs uma formação a um público considerado pequeno, somente os profissionais lotados no LIE da área de Matemática, buscando a multiplicação dos conhecimentos adquiridos nos encontros para professores regentes de Matemática. No trabalho o envolvimento do tema esta diretamente vinculada à abordagem e discussão de programas governamentais de Informática Educativa a partir da década de 80, que são as bases da disseminação da Informática no processo de ensino-aprendizado, bem como a Formação Continuada de Professores de Matemática para o uso do Computador na sala de aula de escolas da rede pública da cidade de Dourados/MS. Dessa maneira, a problemática nasce da falta de uma Formação Continuada em Serviço de qualidade que, através de uma ponte direta, chegue até o docente de Matemática, para que este possa aplicar o estudo a seus alunos, uma vez que a disciplina de Matemática possui um grande e rico acervo de Objetos Educacionais disponíveis na literatura. Assim, o propósito da pesquisa se reporta em desenvolver um modelo de Formação Continuada em serviço que utiliza o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC‟s) como um poderoso incremento na aula de Matemática e realizar diretamente com os professores da área. Para tanto, como forma de obtenção da análise dos dados foram realizadas aplicações no LIE com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, bem como entrevistas com professores de Matemática, encontros presenciais com os profissionais lotados no LIE intermediados pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM) da cidade, análises de Softwares Educacionais de Matemática que são manipulados pelos educadores.
Defesa TCC - Polliana Gottardi