EaD da UFGD selecionará acadêmicos das licenciaturas à distância para participar do PIBID

Publicado em

A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD abrirá o processo de seleção de alunos dos cursos de licenciatura à distância interessados em participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Serão concedidas 62 bolsas, de valor mensal de R$ 400,00, entre os alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia (polo de Bataguassu), Informática/Computação (polos de Miranda e Rio Brilhante) e Letras-Libras (polos de Dourados e Rio Brilhante). Haverá, ainda, preenchimento de vagas para cadastro reserva.

As inscrições serão abertas no período de 17 a 23 de fevereiro de 2014, e serão realizadas por e-mail, diretamente com cada professor coordenador de área do PIBID do curso/polo em que o candidato está matriculado.

O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

O PIBID tem como objetivos:

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • contribuir para a valorização do magistério;
  • elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  • contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Para concorrer à vaga no Programa, o Acadêmico deve:

  •  Estar matriculado(a) em um dos cursos/polo em que é ofertada a bolsa.
  •  Apresentar rendimento escolar de acordo com a média de aprovação do curso de licenciatura.
  •  Ter disponibilidade de no mínimo 08 horas semanais para dedicar às atividades referentes ao desenvolvimento do Projeto, em uma escola selecionada pelo Programa.
  •  Não ser vincular a Bolsa de outro Projeto – Pesquisa, Extensão, Monitoria ou Bolsa de Pró-Estágio na UFGD, com exceção de Auxílio Alimentação e Bolsa Permanência.

A quantidade de bolsas distribuídas para cada licenciatura/polo, bem como a documentação exigida e outras condições para concorrer às vagas serão disponibilizadas em edital de abertura a partir do dia 17 de fevereiro.

Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 3410-2653 ou pelo e-mail pibid@ufgd.edu.br.