1 – Informações:
Período de realização do evento: 18 a 22 de julho de 2016
Período de inscrições: de 06 a 18 de julho de 2016
Formas de Inscrição: envio de e-mail solicitando inscrição no seguinte endereço eletrônico: segundasemanapedagogica@gmail.com As iscrições são gratuitas.
Carga horária total do evento: 50 horas.
Os certificados serão emitidos de acordo com a carga horária de participação efetiva nas atividades do evento.
Objetivos:
Proporcionar espaços de discussão e reflexão sobre temas emergentes na área de educação, de forma a contribuir com a formação dos acadêmicos do curso de Pedagogia da EaD/UFGD/UAB.
Propiciar a realização de atividades complementares por parte dos acadêmicos do Curso de Pedagogia da EaD/UFGD/UAB para a integralização do componente curricular identificado como “Atividades Complementares de Graduação: Teóricas-Práticas de Aprofundamento”.
Metodologia do evento: O Evento está organizado em duas partes, sendo que:
a) I Parte – realização de webconferências no período das 19 às 22 horas com professores especialistas das temáticas a serem desenvolvidas, com carga horária de 5h/a para cada temática. O professor convidado apresentará a temática em forma de palestra com previsão de 40 min. para posterior debate. Os debates poderão ser suscitados, inclusive, à partir de leitura prévia de textos indicados e disponibilizados aos inscritos por meio de e-mail.
b) II Parte – realização de leituras dirigidas sobre os temas a serem apresentados nas webconferências. Serão disponibilizados textos para todos os participantes que deverão ler e responder às questões levantadas e encaminhá-las ao e-mail do evento como forma de contagem da participação nesta parte do evento. Os encaminhamentos das respostas para cada texto lido equivalerá a uma carga horária de 5 h/a.
Busca-se com isso possibilitar a participação dos inscritos de forma distinta às duas modalidades do evento, ao mesmo tempo que permite articulação entre as duas modalidades de atividades desenvolvidas.
Certificados: Os certificados serão encaminhados com a carga horária da soma das atividades desenvolvidas por cada participante ao longo do Evento.
2 – Programação:
Dia |
Horário |
Formato da Atividade |
Tema |
Palestrantes |
18/07/2016 (2a. feira) |
aberto |
Leitura dirigida (atividade assíncrona) |
Tecnologias Educacionais e o processo de ensino-aprendizagem |
Ms. Claudia Regina Tinós Peviani |
19h |
Palestra em webconferência |
|||
19/07/2016 (3a. feira) |
aberto |
Leitura dirigida (atividade assíncrona) |
Como trabalhar com poesia no ensino fundamental a partir do acervo do PNBE |
Ms. Jessica Escolarte |
19h |
Palestra em webconferência |
|||
20/07/2016 (4a. feira) |
aberto |
Leitura dirigida (atividade assíncrona) |
Territórios Etnoeducacionais: conceitos e perspecitas |
Dra. Marina Vinha |
19h |
Palestra em webconferência |
|||
21/07/2016 (5a. feira) |
aberto |
Leitura dirigida (atividade assíncrona) |
Construção da Base Nacional Comum Curricular |
Dra. Andréia Vicência Vitor Alves |
19h |
Palestra em webconferência |
|||
22/07/2016 |
aberto |
Leitura dirigida (atividade assíncrona) |
Transtorno do espectro do autismo: questões atuais |
Dra. Morgana Agostini Martins |
19h |
Palestra em webconferência |