Previsão de inscrição para cursos de pós graduação EAD/UFGD

Os cursos de pós-graduação Lato Sensu oferecidos a distância em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde são resultado da parceria da UFGD com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)/ Ministério da Educação (MEC), objetiva a implantação e a aprovação da oferta de cursos do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) de Educação Superior a Distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os cursos têm por objetivo a qualificação de pessoal de nível superior visando ao exercício de atividades gerenciais. Especificamente, os cursos pretendem:

• Capacitar quadros de gestores para atuarem na administração de macro (governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos;
  • Capacitar profissionais com formação adequada a intervirem na realidade social, política e econômica;
  • Contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, nos âmbitos federal, estadual e municipal;
  • Contribuir para que o gestor público desenvolva visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas.

Os Cursos permitirão o crescimento profissional e acadêmico do estudante por meio de:

• Orientação da habilidade do pensamento crítico para os problemas de governo;
  • Desenvolvimento da habilidade de analisar estrategicamente as questões de relacionamento organização-ambiente ao invés de oferecer apenas soluções operacionais;
  • Fortalecimento da habilidade de comunicação por meio de discussões presenciais e a distância (chats), estudo de cases, trabalhos escritos e apresentação presencial de seminários;
  • Aumento da capacidade de liderança na organização através da participação em trabalhos em equipe;
  • Ampliação da compreensão das variáveis ambientais que afetam a performance organizacional;
  • Ênfase na natureza global do atual ambiente dos negócios e seu impacto sobre a tomada de decisão;
  • Melhoria da habilidade de tomada de decisão em ambientes organizacionais mais complexos, por meio do uso de processos de simulação de situações estratégico-operacionais;
  • Integração dos aspectos teóricos e práticos do negócio, através da elaboração de projetos e análise de cases.

As coordenações, geral e pedagógica dos cursos e os professores formadores e tutores serão profissionais de instituições públicas de ensino superior com título de mestre ou doutor e experiência em ensino de graduação e/ou especialização.
A estrutura curricular dos cursos de especialização é composta por um conjunto de disciplinas, abrangendo as três áreas de concentração, e uma monografia ou artigo científico que revele domínio do tema escolhido, tratamento científico adequado e sua apreciação por uma banca examinadora.
Os cursos terão a duração de 18 (dezoito) meses, incluindo cumprimento de créditos e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC. Para o desenvolvimento dos conteúdos, serão utilizados, dentre outros, os seguintes recursos didáticos:
a)    Textos impressos de apoio ao estudo, por disciplina;
b)    Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) para comunicação entre os sujeitos e a disponibilização de textos complementares;
c)    Encontros presenciais; e
d)    Sistema de acompanhamento (tutoria).

A UFGD disponibilizará aos estudantes a estrutura existente nos Polos, com infraestrutura técnica e pedagógica, laboratório de computação e biblioteca, para as atividades presenciais e como base de apoio para os estudos durante todo o curso.
Procedimento para inscrição:

• Se cadastrar no Sistema EaD, que ficará disponível no endereço web http://www.ufgd.edu.br/posgraduacao a partir da data a ser divulgada nos próximos dias neste site para início das inscrições;
  • Encaminhar toda documentação relacionada a seguir para a Faculdade de Educação a Distância-FACED/UFGD.

•    Cópia da confirmação da inscrição do candidato disponibilizada no site ao final do procedimento da realização da inscrição on-line, disponível no endereço: http://www.ufgd.edu.br/posgraduacao
•    Uma foto 3×4 (recente).
•    Diploma de Graduação (fotocópia legível e autenticada da frente e do verso do diploma) ou Atestado de Conclusão de Curso Superior.
•    Histórico Escolar de Graduação (fotocópia).
•    Curriculum Vitae documentado (preferencialmente na plataforma Lattes-CNPq).
•    Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia).
•    Carteira de Identidade (fotocópia).
•    Título de Eleitor (fotocópia).
•    CPF (fotocópia).
•    Certidão de alistamento militar ou comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório, se do sexo masculino quando for o caso (fotocópia);
•    Comprovante de quitação com a justiça eleitoral, da última eleição – (fotocópia);