PROCESSO SELETIVO – PEDAGOGIA ON-LINE (INES/polo UFGD) – LICENCIATURA (EaD)

O DIRETOR GERAL SUBSTITUTO DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS – INES, no uso das atribuições que lhe confere a Portaria Ministerial nº 02, de 02/01/2017, publicada no DOU de 11/01/2017 e da competência fixada pelo Regimento Interno, aprovado pela Portaria Ministerial nº 323, de 08/04/2009, publicada no DOU de 09/04/2009, no uso de suas atribuições legais e regimentais, TORNA PÚBLICO o presente EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO AO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA (EaD), autorizado pela Portaria Nº 964 de 01/09/2017, publicada no D.O.U em 04/09/2017, para o preenchimento de 390 (trezentos e noventa) vagas, com ingresso ao primeiro semestre de 2019, na sede INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos e nos polos: IFG – Instituto Federal de Goiás, IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina, UEPA – Universidade do Estado do Pará, UFAM – Universidade Federal do Amazonas,  UFBA – Universidade Federal da Bahia, UFC – Universidade Federal do Ceará, UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados, UFLA – Universidade Federal de Lavras, UFPB – Universidade Federal da Paraíba, UFPR – Universidade Federal do Paraná, UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo.

• O Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura (EaD) objetiva formar professores e gestores educacionais, surdos e ouvintes, em uma perspectiva bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) e intercultural na modalidade online, para atuar na área da docência (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental) e na gestão de espaços educativos formais e não formais.
  • O Curso de Graduação será desenvolvido por meio de ambiente virtual de aprendizagem e de atividades presenciais obrigatórias, que ocorrerão preferencialmente aos sábados, segundo calendários acadêmicos a serem divulgados no início de cada semestre letivo.

Quem pode concorrer?

Poderão concorrer às vagas do Curso de Graduação de Pedagogia (Ead) do INES somente candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente, fato que deverá ser comprovado no ato da matrícula, e que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM em uma das 03 (três) últimas edições (2016, 2017 ou 2018).

Qual é o período de Inscrição?

De 21 de janeiro até às 23 horas e 59 minutos do dia 25 de janeiro de 2019.

Como faço a inscrição?

Os candidatos interessados em concorrer às vagas disponíveis deverão se inscrever através do site http://www.neoines.com.br/

Qual é o Valor da Inscrição?

Não haverá cobrança de taxa de inscrição dos candidatos às vagas ofertadas por este processo seletivo.

Qual é a quantidade de vagas?

O total de vagas de que trata o processo seletivo é de 390 (trezentos e noventa) que serão distribuídas igualmente nos polos situados nas Instituições de Educação Superior parceiras.Há 30 (trinta) vagas destinadas para cada instituição, sendo 15 (quinze) vagas para surdos e 15 (quinze) vagas para ouvintes, conforme Política Institucional do INES. Nossas instituições parceiras(polos) são:

INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos (Sede)
IFG – Instituto Federal de Goiás – Campus Aparecida de Goiânia (Polo)
IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Campus Palhoça Bilíngue (Polo)
UEPA – Universidade do Estado do Pará (Polo)
UFAM  –  Universidade     Federal     do Amazonas (Polo)
UFBA – Universidade Federal da Bahia (Polo)
UFC – Universidade Federal do Ceará (Polo)
UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados (Polo)
UFLA – Universidade Federal de Lavras (Polo)
UFPB – Universidade Federal da Paraíba (Polo)
UFPR – Universidade Federal do Paraná (Polo)