Projeto de Extensão entrega certificados para alunos do curso de Inclusão Digital na Terceira Idade

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio do setor de Educação a Distância (EaD) e sob coordenação da Profª Drª Elizabeth Matos Rocha, finalizou no último dia 24 de Setembro, o projeto de extensão “A INCLUSÃO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE”.

Pelo menos 80 idosos divididos em nove turmas, finalizaram o curso e receberam o certificado. Acadêmicos foram instrutores através de um projeto de extensão da universidade.

“Eles se sentem valorizados e motivados para descobrir coisas novas”, afirmou a coordenadora do projeto e do setor de EAD (Ensino à Distância) da UFGD Elizabeth Matos Rocha. “O interessante é ver neles a sensação de liberdade, de que poderão usar o computador sem a ajuda dos filhos ou netos”, afirmou a acadêmica do curso de Sistemas de Informação Luana de Oliveira Elias, 21.

O projeto foi desenvolvido no Centro de Convivência de Idosos (CCI), localizado na Rua Cafelândia, 770, Jardim Água Boa e teve como objetivo proporcionar aos idosos os conhecimentos mínimos para utilizar os recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Para Adão Garcia Ferreira, 67, o aprendizado o deixou mais perto do filho que mora no Japão. Ele reencontrou o jovem através da rede social Facebook. “Desde dezembro de 2010 quando vim embora do Japão, falei poucas vezes com meu filho por telefone. Pela internet me senti mais próximo e pude ver fotos dele e do meu neto”.

O avanço da tecnologia, somado às dificuldades de acesso às novas técnicas e teorizações, causa impacto em todas as gerações e, em especial, na faixa etária considerada idosa. Na questão da inclusão digital do idoso na utilização das TICs é importante atentar aos obstáculos que se interpõem entre o idoso e a tecnologia. Para isso, a inclusão digital foi utilizada como estratégia para estimular e fortalecer o convívio, o diálogo, interação e inserção dessa fatia da população nas diversas frentes da comunidade.

DSC08678

Acesse a notícia também no site da Prefeitura de Dourados através do link < http://www.dourados.ms.gov.br/Default.aspx?Tabid=57&ItemID=23712>