Setor de EaD da UFGD passa a ser Faculdade de Educação a Distância

Demonstrando seu comprometimento em aumentar a oferta de cursos e programas de educação superior na região da Grande Dourados e no Brasil, a UFGD aprovou no dia 12 de agosto, por meio de seu Conselho Universitário, a criação da Faculdade de Educação a Distância, a 12ª faculdade da Instituição.

Até o momento, a Universidade atuava na área por meio da diretoria de Educação a Distância (EaD), que por mais de quatro anos vem desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa, extensão e formação continuada a distância. E em tão curto espaço de tempo já se consolidou na região, ofertando cinco cursos de graduação e quatro de pós-graduação Lato Sensu.

Além disso, para os encontros presenciais e aplicação de provas, a UFGD conta com nove polos de apoio, localizados em regiões estratégicas de Mato Grosso do Sul. Cada polo possui sua própria coordenação, com setor administrativo, professores, salas de aula e de estudo, laboratórios de informática, biblioteca e espaço de convivência.

Desde seu início, a Ead/UFGD disponibilizou 1.820 vagas em cursos de graduação, 550 nos cursos de especialização e 1.250 nos projetos de extensão e na formação continuada, somando cerca de R$ 9 milhões de reais em investimentos, que se transfiguram em expansão e interiorização da oferta do ensino superior, como é meta do Plano Nacional de Educação.

Contexto da EaD no Brasil e na UFGD

A Lei nº 9.394/96, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), dedica à EaD, além de outras menções, um artigo específico no qual é estipulado que “o Poder Público incentivará o desenvolvimento e a vinculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada”.

Desde então, houve avanço no cenário da Educação a Distância no País, com o credenciamento de instituições públicas e privadas para a oferta de cursos e programas de educação básica de jovens e adultos, educação profissional e educação superior.

Conforme o Censo EaD Brasil 2012, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o total de alunos matriculados em cursos a distância alcançou a marca de 5.772.466 naquele ano. Além disso, elas aumentaram 12,2% no período.

Na UFGD, o credenciamento foi feito em 2010, para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância, aprovados no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UBA), instituído pelo Governo Federal.

Atualmente, a Ead/UFGD possui, em parceria com a UAB, os cursos de Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Física. Além disso, no ano 2014, o setor passou a oferecer sua primeira graduação própria, a Licenciatura em Letras/Libras.

Também em conjunto com a UAB, a Instituição tem quatro cursos de pós-graduação Lato Sensu: Especialização em Gestão Pública Municipal, Especialização em Gestão Pública, Especialização em Gestão de Saúde e Especialização em Matemática.

Para abrigar toda essa estrutura e as ações futuras, a Ead, agora Faculdade de Educação a Distância, vai ganhar seu próprio bloco na Unidade 2 da UFGD. As obras estão em andamento e até 2015 fica pronto o prédio de 2.704,26 metros quadrados com laboratórios de informática, estúdio, gabinetes, salas de capacitação, videoconferência, produção de conteúdo, ensino, avaliação e pesquisa. Atualmente, o setor está alojado em prédio provisório localizado no centro da cidade de Dourados, que conta com estúdio de gravação de áudio e vídeo, laboratórios equipados, sala de reunião e mais de 70 estações de trabalho para servidores.

Quem quiser saber mais sobre a EaD/UFGD pode acessar o sitehttp://portalead.ufgd.edu.br/. Lá há informações sobre os cursos, a metodologia de ensino e notícias sobre os processos seletivos, entre outros dados.